sexta-feira, 20 de maio de 2011

Humanidades - Educação

A educação começa com o ensino pré-escolar que se destina a crianças com idades entre os 3 anos e os 6/7 anos de idade.
O ensino básico, dura 9 anos e destina-se a crianças/ adolescentes com idades entre os 6 anos e os 15 anos.


O ensino básico está organizado nos três ciclos seguintes:
          1ºciclo:
                É ensinado global e desenvolve as competências básicas de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressão Plástica. As escolas desenvolvem actividades de enriquecimento curricular, como por exemplo o ensino obrigatório de Inglês, a actividade física e desportiva, o ensino de Música e de outras expressões artísticas. 
                              2º ciclo:
                Está organizado por diversas áreas de estudo pluridisciplinares. Os objectivos deste ciclo são desenvolver os saberes e as competências necessárias ao começo da vida activa ou ao prosseguimento dos estudos.

3º ciclo:
                Funciona em forma de pluridocência, tendo professores especializados nas diferentes áreas disciplinares. Os alunos que finalizam com êxito o 3.º ciclo recebem o respectivo diploma do ensino básico.



Ensino secundário – Está organizado de várias formas, direccionadas tanto para o prosseguimento dos estudos como para o mundo do trabalho. O currículo dos cursos de nível secundário são de três anos lectivos e este ensino divide-se em 4 tipos de cursos: o cientifico – humanístico; o tecnológico; o artístico especializado; e o profissional.
Ensino secundárioOs cursos científico-humanísticos são vocacionados para o prosseguimento dos estudos a nível superior.
Os cursos tecnológicos são dirigidos a alunos que pretendem entrar no mercado de trabalho, permitindo, o prosseguimento dos estudos em cursos tecnológicos especializados ou no ensino superior.
Os cursos artísticos especializados asseguram a formação artística nas áreas de artes visuais, audiovisuais, dança e música, permitem a entrada no mundo do trabalho ou o prosseguimento dos estudos em cursos pós - secundários ou no ensino superior;
Os cursos profissionais proporcionam a entrada no mundo do trabalho, permitindo também o prosseguimento dos estudos em cursos pós - secundários não superiores ou no ensino superior.
No final de qualquer curso do nível secundário, os alunos são sujeitos a uma avaliação sumativa interna. E os alunos dos cursos científico-humanísticos são também submetidos a uma outra avaliação sumativa, através da realização de exames nacionais, a algumas disciplinas.
Os alunos que completam este nível de ensino recebem um diploma de estudos secundários. Os alunos que completam cursos tecnológicos, artísticos especializados e profissionais recebem ainda um diploma de qualificação profissional de nível 3. 
O ensino superior tenta assegurar uma preparação científica, cultural, artística e tecnológica que incentive o exercício de actividades profissionais e desenvolva as capacidades de concepção, inovação e análise crítica.
Em Portugal está dividido em 2 sistemas: o ensino universitário e o ensino politécnico, que são lideradas por instituições do ensino superior públicas, privadas ou cooperativas.

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